Penjing in Depth
Introdução à Arte de Penjing  
III. Estudo sobre Modelação e Esquematização de “Penjing”  

A criatividade é importante na estruturação da “Penjing” e a sua plantação exige experiência. Além de conhecimentos de jardinagem, é também necessário treino artístico, muita paciência e constância. Cada um deve actualizar-se através da leitura de publicações sobre a teoria desta arte, da apreciação de produções de outras pessoas e das principais peças artísticas, para além de prestar sempre atenção aos cenários naturais. Os progressos e criações da arte só podem ser atingidos através da pesquisa e da prática. 

A modelação e a formação são muito importantes na arte de Penjing. O crescimento das plantas é condicionado pela Natureza. Qualquer modelação artificial deve ser efectuada de forma simples. Cada espécie possui o seu carácter e forma únicas e não convém alterá-las forçadamente, tal como o carácter envelhecido e forte do pinheiro ou do cipreste (Pinácea)  não pode ser transformado no carácter livre e elegante do bordo (Acerácea) ou do bambu (Gramínea) O pinheiro de água (Glyptostrobus pensilis), normalmente encontrado no campo e nas margens dos riachos em Guangdong, o abeto encontrado nas cordilheiras e a árvore do algodão (Sumaúma), geralmente encontrada em Hong Kong, são espécies caracterizadas pela sua estatura elevada, expressão dum sentido de afastamento e espírito de independência e heroísmo. A árvore do algodão (Sumaúma) demonstra especialmente estas qualidades. Se estas espécies fossem plantadas em vaso (pen), numa tentativa de modelação artificial de “envelhecimento”, tal seria contrário à Natureza. O resultado seria como se quisessemos desenhar um tigre mas o apresentássemos como se fosse um cão. Os modelos “inclinar em pen” ou “pendurar em penhasco” não são apropriados a estas árvores altas. Portanto os artistas, quando pensam em modelação e esquematização, devem ser capazes de identificar as espécies, saber as suas formas, escolher a melhor espécie e conservar o seu carácter original, como um pintor que tende a escolher os aspectos mais interessantes e bonitos duma cena. O objectivo é criar cenários de um encanto extraordinário.

Quando se desenha uma “Penjing”, devem fazer-se observações e considerações e trocar-se impressões com outros artistas sobre o esquema a aplicar antes de iniciar a sua execução. A “Penjing” tem várias formas e estilos, que se podem classificar em duas categorias: 1) natural e elegante. 2) velho e forte. O princípio de modelação e esquematização é o de seguir simplesmente a Natureza, com o objectivo de criar uma atmosfera poética e pitoresca.

As formas são agrupadas segundo os seguintes tipos:

  1. um tronco;
  1. dois troncos;
  1. múltiplo tronco com uma copa
  1. múltiplo tronco (também conhecido por “floresta combinada”);
  1. de pendurar em rocha
  1. de semi-pendurar em rocha;
  1. de sombra de água;
  1. de inclinar em pen;
  1. de flutuar para fora do vaso;
  1. de ramos a cair;
  1. de “mãe-filho”;
  1. de adesão a uma rocha.

O último tipo exige a escolha de rochas apropriadas assim que a planta se adira à fenda, reproduzindo um quadro vivo duma árvore anciã crescendo numa rocha interessante.

   
Contents Contents
Precedente :
II. A Arte de “Penjing” e a Vida Quotidiana
Em seguida :
IV. Cultivo de Árvores em Vaso (Pen)

Suggestions? mailto:info@manlungpenjing.org?subject=suggestion