Penjing in Depth
Introdução à Arte de Penjing  
V. A importância do Pen e do Pedestal  

A escolha do pen para uma “Penjing” particular é muito importante, tal como o corpo do ser humano, que varia em peso, altura, traços e estrutura, exige cores, cortes e estilos de roupa apropriados. Existem pen de diferentes cores, formas, tamanhos, profundidades, comprimentos e larguras. A escolha da cor é importante, como também do tamanho e da forma. Uma árvore que se queira plantar num pen alongado não pode ser cultivada num pen quadrado ou redondo, e vice-versa, assim como uma árvore para a qual é apropriado um pen pouco profundo, não deve ser plantada num pen profundo. Exemplifico aqui algumas falhas na escolha dos pen: um bordo vermelho (Liquidambar formosana) plantado num pen vermelho de Yixing; uma ameixeira branca plantada num pen cerâmico de Wuxi, de Shiwan ou de Jiangxi; um pinheiro ou cipreste cuja aspecto aparente envelhecimento plantado num pen com uma cor escura ou quase preta. A combinação desadequada de um pen ede uma planta causa influências negativas na modelação da “Penjing”. A sua harmonia depende em grande parte da escolha sensata dum pen. Todos os interessados na arte de Penjing devem tomar este aspecto em conta.

Os pen são feitos de materiais diferentes. Os preferidos são os de barro, seguindo-se os de pedra e os de cerâmica, respectivamente. Os pen de barro dão uma impressão de simplicidade, sobretudo os chineses, famosos pelo seu estilo, modelo e tipo de argila usada. Os pen antigos são apreciados e considerados antiguidades.

Os melhores pen são os provenientes de Shiwan, Wuxi, Yixing e Qinzhou; os de Chaozhou também são bons. A qualidade de um pen depende da argila de que é feito. Os pen de Shiwan são os mais resistentes ao calor. Se pusermos diferentes pen ao sol, podermos observar que os de Shiwan absorvem menos calor. Esta é a razão pela qual os artistas favorecem o uso destes úlimos pen.

Recentemente, a arte de Penjing tornou-se um hobby muito popular no Japão. Os japoneses dão muita importância à escolha dos pen e tentam procurar pen antigos. Tenho estado no Japão várias vezes e em todas as exposições de “Penjing” que visitei, noventa por cento das “Penjing” são combinadas com pen antigos chineses e estão etiquetadas com cartões. Fiquei admirado com o entusiasmo dos japoneses, que não se verifica na China, lugar onde nasceu esta arte. Os japoneses também produzem muitos pen de diferentes estilos, imitando os pen antigos chineses. Na realidade, os pen produzidos pelos japoneses são finos e engenhosos e é difícil distingui-los dos pen autênticos antigos chineses. Por serem menos caros, os pen fabricados localmente são muito procurados.

A escolha dum tipo apropriado de pedestal também é importante. Uma escolha correcta pode reforçar a elegância da “Penjing” e aumentar o seu valor. A combinação do pen e do pedestal para a “Penjing” pode equiparar-se à roupa de um indivíduo. O grande artista japonês de “Penjing”, Yuji Yoshimura, que reside em Nova Iorque, referiu que uma “Penjing” delicada sem um pedestal apropriado é como se fosse uma pessoa bem vestida mas descalça. Por essa razão, em exposições, as “Penjing” são postas em cima de pedestais.

Normalmente os pedestais são feitos de madeira e por vezes de barro. Alguns pedestais de madeira são marchetados de concha ou são cobertos com mármore. Entre as madeiras usadas, a melhor é a de sândalo vermelho, proveniente das florestas tropicais do Sudeste Asiático, o qual é mais pesado do que a água. A segunda escolha é madeira preta ou madeira rosa (ambas são pau-rosa).

Os estilos dos pedestais variam conforme os períodos. Temos o estilo Ming (1368DC-1644DC) e o estilo Qing (1644DC-1911DC). O estilo Ming dá ênfase à forma e à configuração enquanto o estilo Qing dá ênfase à escultura. Hoje em dia, os pedestais autênticos das dinastias Ming e Qing são considerados antiguidades. Os seus preços são altíssimos e são difíceis de encontrar. Os que encontramos à venda no mercado são imitações. Pequim, Xangai e Guandong são conhecidas pela sua produção de pedestais para “Penjing”. No entanto, como não são artigos de uso quotidiano, os pedestais não são produzidos em grande quantidade. Os artistas de “Penjing” devem ter a preocupação de guardar os pedestais para uso futuro.

   
Contents Contents
Precedente :
IV. Cultivo de Árvores em Vaso (Pen)
Em seguida :
VI. “Penjing” Composta

Suggestions? mailto:info@manlungpenjing.org?subject=suggestion