Penjing in Depth
Introdução à Arte de Penjing  
VI. “Penjing” Composta  

A “Penjing” composta é também conhecida como floresta combinada. Os japoneses chamam-na “He Zhi” (寄植). De facto, trata-se do arranjo de três ou mais plantas num só pen. Se for bem desenhada, a “Peijing” composta poderá dá um aspecto de tranquilidade, apresentando uma cena pitoresca da Natureza. Ao apreciarmos uma “Penjing” composta, podemos imaginar que estamos sentados em frente a uma floresta, ouvindo os pássaros a cantar, o som da água a correr, pessoas a cantar, a recitar poemas ou a ler.

Há uma grande variedade de estilos de “Penjing” composta, tendo cada um as suas qualidades únicas na apresentação da beleza natural.

  1. Materiais usados
  1. Uso de apenas uma espécie
  1. Uso de espécies diferentes
  1. Uso de plantas da mesma idade
  1. Uso de plantas de idades diferentes
  1. Uso de plantas da mesma forma
  1. Uso de plantas de formas diferentes
  1. Estilos
  1. Floresta esparsa
  1. Floresta densa
  1. Floresta muito densa
  1. Floresta distante
  1. Floresta próxima
  1. Ambiente geográfico
  1. Cordilheira e floresta
  1. Pântano e floresta
  1. Litoral e floresta
  1. Campo deserto e floresta
  1. Riacho e floresta
  1. Colina e floresta
  1. Floresta virgem
  1. Trilho e bosque

Para se decidir o estilo duma “Penjing”, devem-se considerar demoradamente todos os materiais disponíveis. Antes de proceder à sua construção, deve-se ainda fazer um desenho para uma melhor planificação. É aconselhável consultar os quadros famosos para a análise de modelos e ter como referência as paisagens de floresta eventualmente observadas durante as viagens. Todos estes procedimentos ajudam à produção duma “Penjing” com aspecto natural.

Princípios da combinação de plantas:

A “Penjing” composta por mais de três árvores plantadas num pen ilustra a beleza de um cenário natural. Contudo, uma “Penjing” demasiado trabalhada dá normalmente uma impressão de mau gosto e falta de harmonia, contrárias à Natureza. Portanto, os princípios da harmonia, da combinação apropriada e da estabilidade da forma devem ser seguidos. Caso contrário, a “Penjing” apresentará uma aspecto de desordem, vulgaridade e artificialidade. A estrutura global deve ser planeada de acordo com estes princípios. Através de uma consideração séria e de inspiração, podemos decidir a altura da planta, a grossura do tronco e se as árvores deveriam ser plantadas muito próximas ou afastadas. Na realidade, as variações são infinitas. 

Esquematização de uma “Penjing” composta:

Em primeiro lugar, terá que haver materiais suficientes para efectuar a esquematização duma “Penjing”. Por exemplo, para uma “Penjing” composta por cinco plantas é necessário ter três ou quatro plantas extra à escolha, por nem todas as plantas serem ideais para uma “Penjing composta”, em termos de altura e grossura. Algumas não são apropriadas por as raízes se encontrarem estragadas. Quanto mais abundantes os materiais, melhores os trabalhos. Por exemplo, escolhemos três plantas como elementos básicos para a composição de uma “Penjing”, entre as quais a planta principal tem um tronco mais alto e grosso, a secundária é relativamente menor e mais baixa, e a outra lateral é a mais curta e tem um tronco estreito. As outras plantas podem ser plantas menores do que essas três plantas principais. Normalmente, o número de plantas é ímpar: 3, 5, 7 ou 9, etc. Convém que o pen não seja profundo e que tenha o tamanho apropriado. É mais difícil de atingir a harmonia para uma “Penjing” de três plantas. A experiência mostra que, quanto maior o número de plantas, mais fácil é manter a sensação de equilíbrio e harmonia, assim como esconder os defeitos.

Considerando que uma composição de três plantas é a estrutura básica para a composição de mais plantas, os iniciados devem começar por trabalhar com esta composição e só depois, com mais experiência e confiança, aumentar o número de plantas, adquirindo, assim, o gosto pela arte e alcançando progressos.

Não é necessário ter muitas plantas para representar uma paisagem de floresta, isto é, a quantidade não é tão importante como outros factores, tais como os materiais e a esquematização. Não é necessário prestar muita atenção ao modelo da “Penjing” composta, mas sim ao espaçamento. Uma “Penjing” composta bem estruturada conduz os observadores a uma imaginação ilimitada associada com a beleza da paisagem de floresta.

Quando todos os materiais estiverem preparados, pode iniciar-se a plantação. O tronco principal é plantado cerca de um terço do comprimento para cada lado do pen, devendo o tronco lateral ser plantado próximo deste. No entanto, o alinhamento dessas duas plantas deve ser paralelo ao lado mais comprido do pen. A planta secundária é plantada numa posição oposta ao tronco principal a um terço do comprimento para o outro lado do vaso. Este é o arranjo mais estável para essas plantas. A posição da planta secundária pode variar ligeiramente, todavia o ponto principal é que as plantas devem formar um triângulo de lados desiguais. O alinhamento das plantas nunca deve ser paralelo e a distância entre elas deve variar.

 

Exemplificando, numa “Penjing” composta por sete plantas, as quatro plantas adicionais devem ser plantadas de maneira que fiquem por trás ou próximas das três plantas originais, e nunca plantadas no meio do pen ou entre duas plantas. Não podem ser sobrepostas ou bloquear-se umas às outras. O objectivo principal é dar a impressão de uma vista distante ou próxima de uma floresta com toda a sua beleza natural. Esta é somente uma sugestão para os principiantes. Uma pessoa com experiência acumulada pode ter a capacidade de produzir variações deste tema e apresentar outros aspectos interessantes da paisagem de floresta. Pode ainda conceber uma “Penjing” composta por dois ou três grupos de florestas.

Caso se pretenda plantar três árvores de tamanho semelhante num pen, o tronco principal é o centro da “Penjing” e os troncos secundário e lateral são considerados os troncos adicionais. Assim, é conveniente posicioná-los muito próximo, caso contrário o cenário será menos interessante. É também aconselhável não cobrir completamente as raízes e fazê-lo apenas com musgo. Com a passagem do tempo o musgo descascar-se-á e parte das raízes bem estabelecidas revelar-se-ão, dando a impressão de uma árvore envelhecida, solidamente ancorada no solo. Recordo que não se deve espaçar muito as plantas de tamanho semelhante. Este princípio é fundamental para a plantação de árvores de tamanho semelhante.

A plantação composta é a melhor exibição de criatividade, forma artística, realismo e beleza natural. O seu estilo é refinado e o seu custo não é elevado. Oferece também amplas oportunidades para uma grande variedade de apresentações, exprimindo as ideias, o uso de técnicas e o talento do autor. Por vezes uma planta semi-morta, ou mesmo morta, ou sem ramos completos, que é aparentemente inútil para um leigo, torna-se muito interessante quando combinada com outros materiais. Este trabalho é o resultado da habilitação e imaginação dos artistas de “Penjing”, que sabem milagrosamente transformar materiais aparentemente inúteis criar obras belas.

Tenho um particular interesse pela “Penjing” composta e recomendo-a fortemente aos meus colegas artistas. Estou convicto que este tipo de “Penjing” irá receber mais atenção e alcançar grande progresso no futuro próximo.

   
Contents Contents
Precedente :
V. A importância do Pen e do Pedestal
Em seguida :
VII. “Penjing” montada em rocha

Suggestions? mailto:info@manlungpenjing.org?subject=suggestion